Quais os benefícios do xarope Hedera helix?

Hera (Hedera helix) é uma trepadeira, conhecida desde a antiguidade, por causa de suas propriedades medicinais; além de empregada na medicina popular.

Ela é conhecida popularmente por vários nomes tais como Aradeira, Hedra, Hera-dos-muros, Hera-inglesa, Hera-trepadeira, Hera-verdadeira, Heradeira e Hereira; além de estar reunida em aproximadamente 15 espécies.

Descrição

A planta possui textura semi-lenhosa com ramos longos e reptantes, com raízes adventícias, que lhe dão característica de trepadeira. Ela prefere temperatura amena e frequência de rega.

Quais os benefícios do xarope Hedera helix?

Hera (foto //www.consultaplantas.com)

Possui folhas simples, persistentes, verde-escuras, brilhantes, coriáceas, alternas, lobuladas ou cordadas e podem variar nas tonalidades branca, prata ou amarela; de acordo com as diversas variedades.

As inflorescências são pequenas umbelas com flores hermafroditas, em tons amarelo-esverdeadas de pouca importância ornamental; mas que atraem abelhas e borboletas na primavera e verão. Os frutos são globosos, pequenos e negros; além de servir de alimento a diversos pássaros, embora sejam tóxicos ao homem.

Possui alta capacidade de fixação, sendo ideal para forrar esculturas feitas de arame e outros substratos, dando forma, volume e textura às superfícies. Propaga-se por sementes ou estaquias. É de fácil cultivo, sendo pouco exigente em relação aos cuidados para seu desenvolvimento.

Propriedades Medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como expectorante, broncodilatadora, mucolítica e antitussígena.

Serve para quê?

A planta é amplamente usada pela indústria farmacêutica para a produção de xaropes para alívio de tosses, catarros e como expectorantes das vias respiratórias.

Ela é amplamente utilizada ainda como forração sob copas de árvores, em canteiros, ou como revestimento. Além disso é um trepadeira interessante em diversos tipos de suporte, como treliças, árvores; ou ainda para embelezar muros e cercas vivas.

Quais os benefícios do xarope Hedera helix?

Hera (foto //www.plantasinterior.com)

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em forma de xarope, em paredes e muros; ou em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Qual o benefício do xarope Hedera helix?

Hedera helix é indicado como expectorante no tratamento da tosse produtiva, ou seja, quando esta vier acompanhada de catarro nas vias respiratórias.

Como tomar Hedera helix?

Como tomar

  1. Crianças de 2 a 7 anos de idade: 2,5mL duas vezes ao dia.
  2. Crianças acima de 7 anos de idade: 5mL três vezes ao dia.
  3. Adultos e crianças acima de 12 anos de idade: 7,5mL três vezes ao dia.

Quais os benefícios da planta Hedera?

Propriedades e benefícios Especialmente indicada para o tratamento de doenças broncopulmonares, as folhas de hedera helix têm ação expectorante, aliviando broncoespamos e a produção de secreções, além de possuir propriedade analgésica, hidratante e cicatrizante.

Como age o xarope Hedera?

Hedera Cimed® possui efeitos mucolítico, expectorante e broncodilatador (com ação relaxante sobre o músculo liso brônquico), esse efeito facilita a expectoração e melhora a respiração.

Qual o tempo que leva o xarope para fazer efeito?

O efeito inicia-se aproximadamente em 15 minutos à depender do organismo e pode durar até 4 a 6 horas.

Quais os efeitos colaterais do xarope Hedera?

Reações adversas e efeitos colaterais do Hedera helix Reações gastrointestinais (náuseas, vômitos e diarreia) e reações alérgicas (urticária, erupção cutânea e dispneia).

Quantas vezes tomar Hedera?

Tomar 2 mL, 2 vezes ao dia. Utilizar apenas a via oral. O uso deste medicamento por outra via, que não a oral, pode causar a perda do efeito esperado ou mesmo provocar danos à saúde.

Como devo tomar xarope?

Adultos e crianças maiores de 12 anos (com mais de 43 kg): a dose recomendada é de 15 mL do xarope, a cada 4 a 6 horas, até o máximo de 6 doses por dia; Crianças de 6 a 12 anos (com peso de 22 a 43 kg): a dose recomendada é de 7,5 mL do xarope, a cada 4 a 6 horas, até o máximo de 6 doses por dia.

Quais os benefícios da planta Ginkgo biloba?

O ginkgo biloba melhora a microcirculação sanguínea, aumentando a quantidade de oxigênio disponível em vários locais do corpo. … Além disso, como também possui ação anti-inflamatória e antioxidante, o uso contínuo de Ginkgo biloba também parece evitar o surgimento de cansaço mental, especialmente em pessoas muito ativas.

O que a planta Hedera helix?

A Hedera Helix ou Hera é uma planta da família Araliaceae com origem na Europa, Ilhas Canárias, Ásia e África. … A hera somente pode ser ingerida quando presente em composições de medicamentos, onde seu extrato é utilizado como fármaco para devidos fins.

Quanto tempo xarope Hedera faz efeito?

O efeito inicia-se aproximadamente em 15 minutos à depender do organismo e pode durar até 4 a 6 horas.

Qual xarope que o catarro sai nas fezes?

Ação esperada de Transpulmin A guaifenesina fluidifica o catarro, tornando-o menos viscoso e mais “solto”. Dessa forma, o catarro é expelido de maneira mais fácil. O início da ação é rápido e em 1 hora pode-se sentir o efeito da eliminação do catarro.

Como acabar com a tosse em 2 minutos?

O sal pode ser um ótimo remédio caseiro para tosse. Embora pareça relativamente simples, um gargarejo de água e sal pode ajudar a aliviar a tosse por infecção bacteriana, pois funciona como um bactericida. Misturar 1/4 a 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna pode ajudar a aliviar a irritação.

Quem tem asma pode tomar Hedera helix?

Indicação Tratamento de: • Tosse; • Asma brônquica; • Bronquite crônica. Contra-Indicações O uso interno é contra-indicado para gestantes, nutrizes, crianças e portadores de hipertireoidismo.

A hera, também chamada de Hedera helix, é uma planta medicinal de folhas verdes e brilhantes que contém flavonoides, saponinas e ácidos graxos, o que ajudam no tratamento a tosse de algumas doenças respiratórias.

Essa planta pode ser utilizada na composição de alguns produtos de beleza, como cremes contra celulite e rugas, e em alguns xaropes de farmácia para tosse. Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação em forma de xarope, pomada, creme, shampoo, cápsulas ou para infusão.

É importante que antes do uso de qualquer produto que contenha a hera, o médico, nutricionista ou fitoterapeuta seja consultado, para que seja feita a orientação da dose adequada e do tempo de uso de acordo com a alteração a ser tratada.

Quais os benefícios do xarope Hedera helix?

Para que serve

A hera possui várias propriedades que ajudam no tratamento de doenças, como bronquite ou resfriado, por exemplo. Assim, a hera pode servir para:

1. Promover a expulsão do catarro

A hera contém saponinas, alfa-hederina e hederogenina, que são compostos que atuam nos brônquios inflamados, favorecendo a sua expansão e expulsão das secreções, além de aliviar a tosse. Dessa forma, o extrato de hera poderia servir em caso de bronquite e tosse aguda, diminuindo os sintomas.

2. Combater infecções

O extrato de hera tem efeito sobre infecções causadas por bactérias, fungos e parasitas, pois contém saponinas, alfa-hederina e acetilenos falcatinol e falcarinona, os quais ajudam a tratar infecções por Staphylococcus aureus, Salmonella, Shigella, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Candida sp.

3. Aliviar a dor e a inflamação

O extrato etanólico e purificado de hera têm demonstrado reduzir a inflamação devido à presença de compostos hederacosídeo C e saponinas, os quais aliviam os sintomas de inchaço e dor.

4. Prevenir doenças do fígado

Os compostos alfa-hederina e as amidas presentes nas folhas de hera têm demonstrado ter ação protetora do fígado contra o uso de medicamentos que são metabolizados nesse órgão, como o paracetamol, já que evitam dano hepático, prevenindo a sua deterioração e o surgimento de doenças, como a insuficiência hepática, por exemplo.

5. Combate a insuficiência venosa

A hera comum possui saponinas e alfa-hederina, os quais possuem propriedades lipolíticas, ou seja, que ajudam a evitar o acúmulo de gordura no sangue e nos vasos sanguíneos, além de ajudar na absorção de outros compostos, como a centelha asiática, que é uma planta medicinal capaz de promover melhora da circulação sanguínea, por exemplo, podendo, então, ser usado em caso de insuficiência venosa.

Como usar

Todas as partes da hera fresca são tóxicas e, por isso, nesta forma, ela não deve ser utilizada. Assim, o consumo da hera só é recomendado quando a planta encontra-se na composição de medicamentos comprados na farmácia, já que os laboratórios isolam os componentes que podem ser consumidos pelo homem.

Efeitos secundários

Os efeitos secundários da hera ou dos produtos que a contenham incluem náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça, alergia por contato e dificuldade respiratória. Além disso, nos casos de dose excessiva, a hera pode representar risco para a vida.

Contraindicações da hera

Esta plante está contraindicada para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, já que poderia causar aborto. Além disso, não deve ser consumida durante a amamentação, em crianças com menos de 2 anos, em caso de hipertireoidismo, assim como para pessoas que fazem uso de algum medicamento contra a tosse.